sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Deuses Brasileiros (Parte I)

Quando falamos em Deuses sempre nos vem a cabeça deuses de diversos panteões como Zeus, Odin, Danna, etc, menos os da nossa própria cultura. Eu sei disso, porque agora é que estou conhecendo os realmente os deuses brasileiros, antes só tinha conhecimento de alguns que ouvi histórias na escola quando estudávamos sobre o folclore. Hoje postarei as lendas de alguns deuses da nossa cultura,espero que gostem!

pelegonodiva.blogspot.com

             Tupã
Tupã (Deus trovão) é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos Pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.
Os tupis o considerava personagem ligado aos trovões, às tempestades, às chamas e aos raios.
Na mitologia tupi-guarani, entretanto, Tupã era um personagem de segunda ordem. Os catecúmenos (aqueles que se preparam para receber o batismo; cristão novos) é que, já no período da colonização, principiaram a valorizá-lo como entidade idêntica a Deus. É indispensável, pois, distinguir o mito ameríndio, onde Tupã é apenas um demônio que provoca chuvas, raios e tempestades, tendo uma missão civilizadora entre os homens, e o mito sincrético de Tupã-Deus.


http://eujatedisseque.blogspot.com.br/2011/05/deuses-brasileiros.html
              Jaci
Deusa-Lua, irmã-esposa do Sol. Protetora da vida vegetal,é mãe de todos os frutos, guardiã da noite,protetora dos amantes e da reprodução, um de seus papéis é despertar a saudade no coração dos guerreiros e caçadores, apressando sua volta para suas esposas. Filha de Tupã, Jaci e irmã esposa de Guaraci, o deus Sol.Tem duas formas: Iaci Omunhã (Lua Nova) e Iaci Icaua (Lua Cheia) .
Na mitologia hindu ela é conhecida como Vishnu e na egípcia de Ísis.











bruxaguinevere.blogspot.com
             Guaraci
       Filho de Tupã, o deus Sol auxiliou o pai na criação de todos os seres vivos. Irmão marido de Jaci, a deusa Lua, Guaraci é o guardião das criaturas durante o dia. Na passagem da noite para o dia – o encontro entre Jaci e Guaraci-, as esposas pedem proteção para os maridos que vão caçar. Na mitologia hindu é identificado como Brahma e na egípcia de Osíris.














pt.fantasia.wikia.com
             
 
 

 Ceuci
Protetora das lavouras e da moradia indígenas, Ceuci foi comparada pelos colonizadores católicos à Virgem Maria, por ter dado à luz de maneira milagrosa: seu filho, Jurupari – espírito guia e guardião- nasceu do fruto da cucura-purumã (arvore que representa o bem e o mal na mitologia tupi)
              Jurupari
Senhor das Leis, é filho virginal de Ceuci. Não podia ser visto por nenhuma mulher; aquela que o visse, morria.





lenda-e-lendas.blogspot.com
   


  Anhangá
Inimigo de Tupã, a alma errante (tupi ang), que tomava o aspecto de fantasma ou de duende, vagando pelos campos e florestas. Anhangá é o deus das regiões infernais, um espírito andarilho que pode tomar forma de vários animais da selva. Apesar de ser considerado o protetor dos animais e dos caçadores, é associado ao mal. Se aprece para alguém, é sinal de desgraça e mau agouro. Anhangá e comparado ao demônio na teologia cristã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário