segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Oráculo


A palavra Oráculo, na sua gênese, oriunda do Latim Oraculu e Oraculare (substantivo masculino), se traduz como resposta de um deus a quem o consulta, ou divindade que responde a consulta. Isto porque quando se abre um oráculo, abre-se também um portal para uma dimensão onde se encontram todos os registros do conhecimento vivenciado pela humanidade e além dele.
Quem nunca teve dúvida ao tomar o primeiro passo que atire a primeira pedra. Os séculos passaram, a sociedade se transformou, o homem viu seu cotidiano e necessidades serem modificados pelas suas próprias mãos, mas algumas coisas parecem ser intransponíveis em tempos históricos, políticos e sociais... Os Oráculos são uma dessas coisas.
Oráculos são seres humanos, que com a utilização de algum tipo de instrumento ou simplesmente suas palavras, fazem predições ou oferecem inspirações baseados em uma conexão com níveis espirituais mais elevados. Na história antiga dizia-se que esta conexão era estabelecida com deuses. No mundo antigo, locais que ganharam reputação por distribuir a sabedoria oracular também se tornaram conhecidos como "oráculos", além das predições em si mesmas.
Os chamados Oráculos acompanham a história da humanidade desde seus primeiros relatos, e, apesar de terem tido seus significados modificados dentro das sociedades que surgiram, ainda se mantêm como verdadeiros guias e consoladores dos anseios humanos. Uma consulta a um sacerdote, a um jogo de varetas, moedas, cartas, pedras, enfim, até mesmo a leitura das estrelas, sempre esteve presente na vida dos grandes nomes da nossa história, quando se tratava de uma tomada de decisão de suma importância. No mundo atual não é diferente. Em meio a tantas informações e opções, a tomada de decisão acertiva fica ainda mais difícil. Neste caso a consulta a um oráculo pode ajudar e muito. Um oráculo, muito bem interpretado, adquire não só qualidades preventivas, mas também terapêuticas  uma vez que o homem moderno parece estar cada vez mais carente de repertório e valores.
Tarot, Runas, Búzios, Numerologia, Cafeomancia, I Ching, Cartomancia, Quiromancia, Akanus, Níqueis e a própria Astrologia, dentre outros, todas essas atividades holísticas fazem parte do conjunto de Oráculos mais conhecidos pela sociedade atual. Cada um deles tem sua origem num país, num momento particular da história e possuem características singulares quanto a sua forma de interferirem na vida humana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário