sábado, 23 de fevereiro de 2013

Fadas

Bom dia galera!
Bem, há várias páginas muito interessantes no Facebook que tratam de assuntos esotéricos, curiosidades... . Recentemente conferi por intermédio de uma amiga conferi uma página chamada A Dama de Avalon , adorei as postagens sobre fadas e pedi licença para compartilha-las aqui com vocês. Espero que gostem!







Uma fada (hada em castelhano, feé em francês, fata em italiano, fay em inglês) é uma entidade sobrenatural que intervém de forma mágica no fado, no destino das pessoas. Seu nome deriva de fatum, fado ou destino em latim.
Originalmente, Fata era o nome popular, em latim vulgar, de cada uma das deusas que personificam o destino, conhecidas também como Parcas pelos romanos, Moiras pelos gregos e Nornas pelos nórdicos.

ETIMOLOGIA

O francês antigo fae (moderno fée) originou o inglês fae ou fay que ganhou um sentido mais genérico, confundindo-se com diferentes entidades do folclore celta e anglo-saxão de ambos os sexos, principalmente os elfos, mas também feiticeiras (como Morgan le Fay, a "Fada Morgana" ou "Morgana das Fadas") e outros.
Dessa palavra derivou faery ou fairy, que originalmente significava a qualidade, atividade, habitação ou país das fay, mas mais tarde veio a ser identificado com as entidades propriamente ditas, que incluem tanto elfos (geralmente imaginados como seres pequeninos e alados), quanto as "fadas" propriamente ditas (geralmente chamadas fairy-godmothers, "fadas-madrinhas") e os seres chamados em português de "duendes" ou "encantados", em geral.

A palavra "fada" em português também é às vezes tomada como nome genérico de seres sobrenaturais do sexo feminino ou, por influência do inglês como equivalente de elfa.

Entretanto, a tradução mais exata de fairies, no sentido amplo que tem em inglês, seria encantados ou mesmo duendes. No sentido de lugar ou qualidade, o equivalente mais preciso em português seria encantaria.
FONTE: http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Fadas

A Dama de Avalon

Nenhum comentário:

Postar um comentário